Economia Circular: O Conceito na prática

A economia circular é uma revolução silenciosa que está transformando o mundo dos negócios. Em vez de seguir o modelo linear tradicional de ‘produzir, usar e descartar’, a economia circular propõe um ciclo de ‘produzir, usar, reutilizar e reciclar’. Este modelo não apenas conserva recursos, mas também abre novas oportunidades de negócios.

Entendendo a economia circular

A economia circular é um modelo de produção e consumo, que envolve partilha, locação, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes o maior tempo possível. Dessa forma, o ciclo de vida dos produtos é estendido.

É uma proposta de adição e retenção de valor dos recursos, e regeneração do meio ambiente, que busca produzir sem esgotar os recursos naturais, e sem poluir o meio ambiente, consequentemente, preservando o nosso planeta.

Segundo Ellen MacArthur Foundation, a economia circular se baseia em três princípios:

  1. Repensar e redesenhar materiais, eliminando resíduos e poluição desde o princípio;
  2. Manter materiais em uso: os resíduos são recursos e instrumentos essenciais para a circularidade;
  3. Regenerar sistemas naturais: mantê-los vivos após uso.


Desta forma, quando se reutiliza materiais obsoletos ou os negocia, você está adotando práticas sustentáveis, uma vez que esses recursos naturais são preservados a partir de sua reutilização ou repasse, não sendo necessário extrair matéria-prima do meio ambiente.

Figura 1: Diagrama da Economia Circular

A economia circular é uma revolução silenciosa que está transformando o mundo dos negócios. Em vez de seguir o modelo linear tradicional de ‘produzir, usar e descartar’, a economia circular propõe um ciclo de ‘produzir, usar, reutilizar e reciclar’. Este modelo não apenas conserva recursos, mas também abre novas oportunidades de negócios.

Por que precisamos mudar para uma economia circular?

Segundo um artigo publicado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nos últimos trinta anos, apesar dos avanços tecnológicos e do aumento da produtividade dos processos que extraem 40% mais valor econômico das matérias-primas, a demanda nesse mesmo período aumentou 150% (UNIDO, 2013). Além disso, o modelo linear se mostra ineficaz no tratamento dos problemas enfrentados pela sociedade atual, como pobreza, mudanças climáticas, escassez hídrica, perda de biodiversidade e exaustão dos recursos naturais.

A adoção de princípios de economia circular é uma alternativa para enfrentar esses problemas. A economia circular busca manter os recursos nas cadeias produtivas pelo maior período possível, estendendo a vida útil dos produtos por meio de reparos e atualizações e reciclagem de materiais. Assim, torna-se menor a necessidade de exploração de materiais virgens, a quantidade de emissões e os problemas ambientais e sociais, decorrentes do descarte inadequado de resíduos.

A exploração excessiva de recursos naturais está levando ao esgotamento de alguns recursos, como representado na Figura 2.

Figura 2: Tabela Periódica com tempo estimado para esgotamento dos elementos

Benefícios da Economia circular

Proteger o meio ambiente

A reutilização e reciclagem de produtos retardaria o uso dos recursos naturais, reduziria a perturbação da paisagem e do habitat e ajudaria a limitar a perda de biodiversidade.

A criação de produtos mais eficientes e sustentáveis desde o início ajudaria a reduzir o consumo de energia e recursos, uma vez que se estima que mais de 80% do impacto ambiental de um produto é determinado durante a fase de concepção.

Reduzir a dependência de matéria-prima

A população mundial está crescendo e com ela a demanda por matérias-primas. No entanto, o fornecimento de matérias-primas cruciais é limitado.

O valor total do comércio (importações mais exportações) de matérias-primas do mundo quase triplicou desde 2002, com as exportações a crescerem mais rapidamente do que as importações.

A reciclagem de matérias-primas mitiga os riscos associados à oferta, como volatilidade de preços, disponibilidade e dependência de importações.

Isso se aplica especialmente a matérias-primas críticas, necessárias para a produção de tecnologias cruciais para atingir as metas climáticas, como baterias e motores elétricos.

Criar empregos e poupar dinheiro aos consumidores

A transição para uma economia mais circular poderia aumentar a competitividade, estimular a inovação, impulsionar o crescimento económico e criar emprego.

Redesenhar materiais e produtos para uso circular também impulsionaria a inovação em diferentes setores da economia.

Os consumidores receberão produtos mais duráveis e inovadores, que aumentarão a qualidade de vida e economizarão dinheiro a longo prazo.

Mas como as empresas podem implementar a economia circular?

Uma pesquisa da CNI mostra que 76,5% das empresas do país adotam alguma prática de economia circular. Entre as principais iniciativas estão otimização de processos, uso de insumos circulares e recuperação de recursos.

Além da redução de danos que causaria para o meio ambiente, adotar modelos mais sustentáveis pode ser interessante para sua empresa, como:

  1.  Mesmo com pequenas ações, comece. Pequenas práticas podem gerar grandes impactos.
  2.  Analise seus processos e identifique onde o desperdício pode ser reduzido ou onde os materiais podem ser reutilizados.
  3.  Desenvolva produtos que possam ser facilmente desmontados e reciclados, ou que tenham uma vida útil mais longa. Isso pode ser feito por meio da remanufatura, recondicionamento, manutenção, upgrade e reuso.
  4.  Realize o descarte de resíduos corretamente, cumprindo normas e regras estabelecidas.
  5.  Colabore com outras empresas ou entidades para encontrar soluções de reciclagem ou reutilização para seus resíduos.
  6. Busque utilizar insumos/ materiais que foram restaurados, como os reciclados e renováveis.
  7.  Implemente na cultura da empresa, de forma que em todos os níveis hierárquicos, tenha-se a consciência e necessidade de realizar práticas sustentáveis.
  8.  Negocie seus ativos obsoletos, máquinas, ou equipamentos que não tem mais utilidade na Green Supply. Essa prática aumenta a vida útil do produto e contribui para uma economia circular.

Lembre-se, a economia circular não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para o futuro sustentável dos negócios. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar a sua empresa a contribuir com uma economia circular.

.

Abrir bate-papo
Posso ajudá-lo?
Escanear o código
Atendimento
Ficou alguma dúvida?
Clique aqui e converse diretamente conosco via WhatsApp!