
Um bom gerenciamento dos estoques é de extrema importância, pois influi diretamente no nível de serviço ao cliente. Manter os estoques enxutos oferece qualidade no atendimento ao cliente e redução de desperdícios para as empresas.
Sabe-se que manter um estoque enxuto e com 100% de acuracidade é desafiador na prática, por falhas nos processos internos, oscilações e erros nas previsões de vendas, atrasos nas entregas por parte dos fornecedores, entre outros. Sendo assim, a realização do inventário de estoque se torna necessária, para verificar se o estoque real é igual ao estoque nos registros contábeis.
O que é o Inventário Físico de Estoques?
O inventário físico dos estoques é um processo de contagem de todos os itens armazenados no estoque, onde é possível ter conhecimento do que falta, do que está em excesso, que pode ter passado da validade ou está obsoleto. Esta contagem é comparada ao que está nos registros contábeis, e todas as diferenças devem ser ajustadas conforme as regras contábeis e a legislação tributária vigente. Existem dois tipos de inventários:

Inventário Periódico
Realizado em intervalos periódicos, semestral ou anual, no fim do exercício fiscal, ou conforme a empresa julgar necessário. Este tipo de inventário é mais custoso, por demandar tempo e mão-de-obra consideráveis, e porque normalmente as empresas param as operações durante a realização, perdendo produção e vendas. Há também a desvantagem de fazer os ajustes somente quando há o inventário, sem ter a oportunidade de tratar a causa raiz dos eventos que levaram a essas divergências.

Inventário Cíclico/Rotativo
Realizado gradualmente, sem a necessidade de parar as operações, pois a partir de um plano, diariamente é realizado uma contagem de determinados itens, até que sejam contados todos os itens do estoque. Este tipo de inventário é mais vantajoso por não necessitar parar toda a empresa para ser realizado, pois é incrementado na rotina dos responsáveis pelo o estoque. Além disso, permite o tratamento das falhas no processo que levaram à divergência, garantindo maior nível de serviço ao cliente.
Por que fazer um inventário?
A realização do inventário é importante para identificar se há erros, extravios e é um termômetro para mostrar como anda a gestão do estoque.
Contabilmente, a empresa pode estar considerando ter itens em estoque que podem não existir, impactando nas vendas ou na produção (no caso de matéria-prima). Como também podem existir itens fisicamente no estoque, que não estão sendo contabilizados, gerando necessidades de compra e produção.
Como realizar um inventário de estoques?
Para a realização de um inventário, são várias etapas que devem ser seguidas, sugere-se a elaboração de um projeto, com meses de antecedência à data da realização. Separamos algumas dicas para auxiliar:
- Defina qual será o tipo de inventário a ser realizado, periódico ou cíclico.
- Defina a data de início e fim. Elabore um cronograma de datas para cada etapa do projeto.
- Organize os itens no armazém, local e identificação.
- Crie planos de contagem de itens (por grupo, localização, código, etc.).
- Crie equipes e líderes para a realização das contagens.
- Utilize a Curva ABC.
- Treine os envolvidos na realização do inventário.
- Crie metodologias de contagem e documente.
- Realize auditorias internas.
- Invista em tecnologias que possam facilitar o processo de gestão.
- Faça o levantamento das divergências encontradas, e proponha melhorias para erradicar os problemas.
- Identifique os itens obsoletos e busque alternativas sustentáveis e lucrativas para se desfazer deles.
Como obter sucesso no processo de inventário físico dos estoques?
A Green Supply Solutions é especialista na gestão dos estoques, como também auxilia as empresas a negociarem seus ativos obsoletos.
Oferecemos treinamentos e consultorias especializados, em nível operacional, tático e estratégico na área. Temos uma plataforma de online onde você pode anunciar matéria-prima e máquinas obsoletas, onde cuidamos de todo o processo de intermediação das vendas.
Entre em contato conosco e saiba mais como preparar sua equipe para a realização de inventários, e desfazer de seus estoques parados de forma lucrativa e sustentável.